história

O Instituto Zeca Pagodinho foi criado em 1999, em Xerém, zona rural do Rio de janeiro. Zeca morava na região na época e queria dar às crianças e adolescentes uma qualidade de vida melhor através da formação musical e cultural, resgatando-lhes a auto-estima e ampliando sua visão de mundo.

Começou como Instituto de Educação Artística de Xerém/IEAX numa pequena sala de aula e poucos instrumentos. Hoje, o Instituto ocupa uma área de 200 m2 , atende mais de setenta alunos em oito diferentes  tipos de aula.

Ao longo destes 12 anos, passaram por lá mais de 400 alunos.  O espaço e orquestra se ampliaram com pianos, teclados, contrabaixos elétricos, guitarras, banjos, cavaquinhos, saxofones, trompetes, clarinetas, flautas transversas e doces, violinos, violões, bateria e instrumentos de percussão. Em 2002, a escola foi premiada com o 1º Prêmio Rival BR de Música.

Em 2011, o Instituto entra em uma nova fase, através de uma parceria com o bem sucedido  projeto “Bem Me Quer Paquetá”, que implementou uma  nova pedagogia de ensino .